Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2011

Formas de Tratamento

Saiba mais sobre as frentes em que o Consultório de Psicologia Vitória Régia atua:

A partir da Psicologia e da Saúde Mental há várias possibilidades de tratamento que podem ser oferecidas para os mais diversos quadros clínicos de sofrimento psíquico. Esta variedade de tratamentos possibilita uma melhor adaptação com as exigências e necessidades de cada cliente em particular.
Isto decorre também porque um simples sintoma (tristeza, crise relacional, apatia, agitação, agressividade,insegurança, medo) geralmente faz parte de um quadro clínico complexo (depressão; distúrbios escolares, de comportamento, alimentares; transtornos invasivos; psicoses; fobias, entre outros). Tendo conhecimento disto, o psicólogo poderá oferecer a opção que trará pontual e consistente melhora no quadro clínico apresentado pelo cliente. O foco é o restabelecimento, qualidade de vida e o aprendizado a partir da crise que acomete a pessoa em seu trabalho, família, no relacionamento de casal, com amigos, no dia a dia.
Dentre as abordagens clínicas possíveis,destacamos aquelas com as quais atuamos:

Acompanhamento Psiquiátrico– é da alçada do médico psiquiatra que inicialmente fará uma avaliação diagnóstica do quadro e irá acompanhar clinicamente o paciente, verificando a necessidade de prescrição medicamentosa psicotrópica.

Psicodiagnóstico – por meio de testagem psicométrica (testes e escalas psicológicas de personalidade, avaliação cognitiva/ forense/ organizacional, neuropsicológicos, psicopedagógicos e de orientação vocacional), o profissional psicólogo pode aferir uma hipótese diagnóstica sobre o quadro clinico apresentado pelo cliente. Tal diagnóstico é posteriormente analisado e debatido com o psiquiatra e/ou demais profissionais que acompanham o quadro em questão,auxiliando no projeto terapêutico e condução medicamentosa adotada para o tratamento do quadro clínico, se necessário.

Psicoterapia Individual – é um espaço especializado no atendimento psicoterápico, que trata dos aspectos psíquicos singulares do indivíduo. É o trabalho dos afetos, emoções, padrões e pensamentos do indivíduo que o levam a ter conseqüências negativas ou sofrimento em seu dia a dia. Com base teórica psicanalítica, muitas temáticas e questões que o individuo traz às sessões psicoterapêuticas individuais podem ser refletidas, problematizadas e reconstruídas, visando uma melhor adaptação e interação com o meio social, profissional e cultural.


Psicoterapia Familiar – é uma alternativa terapêutica que inclui todos os membros ou os principais membros do sistema familiar do cliente. Por meio do trabalho terapêutico especializado, tem como objetivo orientar, acolher e fortalecer as famílias que se deparam com questões conflitantes internas ao sistema familiar.

Psicoterapia Infantil – a partir de anterior avaliação psicodiagnóstica para verificar o quadro clínico apresentado pela criança e percebendo-se a necessidade de acompanhamento psicológico, a criança passa a ir semanalmente ao consultório para sessões de psicoterapia infantil.

Acompanhamento Terapêutico (A.T.) – é um trabalho diferenciado em que o terapeuta acompanha o paciente nas mais diversas tarefas e atividades externas.

O A.T. é uma opção de tratamento à pacientes com grave sofrimento psíquico. É um recurso de reinclusão social cada vez mais utilizado no campo da saúde mental. Como clínica de articulação, objetiva o alívio do sofrimento por meio do contorno dado em atividades sociais, culturais, assim como a interrelação e a reinserção na realidade. Seu “setting” se dá no espaço público, fora das instituições convencionais de tratamento. O A.T. participa da reconstrução simbólica do sujeito após o desencadeamento da crise e, inserido numa equipe de trabalho multiprofissional (Psiquiatra, Psicanalista, Terapeuta Ocupacional, entre outros), participa da construção de projetos terapêuticos singulares para cada paciente.

Atividades Terapêuticas de Grupo (Terapia em grupo ou Grupos Operativos)Funcionam a partir da formação de um grupo de pacientes que debatem, refletem determinada temáticas com a coordenação de um psicólogo e,ou profissional de saúde mental.

As atividades em grupo ossibilitam a formação de laço social e retiram o paciente de seu isolamento e embotamento afetivo, possibilitando uma vida mais ativa.

Os grupos, voltados para todos os tipos de patologias ou dificuldades psíquicas, trabalham a interação social, a reflexão a partir do relato do outro, a empatia e a autoestima.

Os psicoterapeutas da Vitória Régia Consultório Psicologia desenvolvem grupos de projetos, de passeio e outros temas específicos. Tais grupos são reunidos no espaço do consultório ou fora deste, tendo duração de uma a duas horas.

A experiência com atividades externas, como o resgate das relações interpessoais, mostra-se cada vez mais eficaz, abreviando o tempo de tratamento e o sofrimento psíquico típico de quadros psiquiátricos.





sexta-feira, 18 de março de 2011

O Consultório, Proposta e Tratamentos


A Vitória Régia Consultório Psicologia está voltada à reabilitação psicossocial de pessoas em sofrimento psíquico. Atuamos no tratamento de pacientes com quadros depressivos, psicóticos, distúrbios neuróticos, alimentares e fobias.

Propomos formas de tratamento em regime aberto, ou seja, não trabalhamos com internação, mas com abordagens que permitam a reinclusão e reabilitação psicossocial de nossos clientes. Acreditamos na reabilitação psicossocial de pacientes psiquiátricos e atuamos para torná-la efetiva.

Tendo em vista o rompimento dos vínculos profissionais e familiares que esses quadros acarretam, buscamos por meios de atividades terapêuticas, propiciar a remissão dos sintomas agudos, bem como a reinserção social destes clientes.

Isto se faz por meio de uma avaliação inicial, com a qual elaboramos um projeto individualizado, considerando as características pessoais e psicopatológicas dos pacientes, buscando assim recuperar e fortalecer aspectos saudáveis destes indivíduos.

Trabalhamos com Grupos Terapêuticos internos e externos, Palestras voltadas para empresas e escolas, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Familiar e Psicoterapia Individual.

Contamos com o acompanhamento de colegas psiquiatras que atuam junto ao paciente quanto à avaliação psiquiátrica periódica e prescrição psicotrópica adequada.

Coordenadores: 

Adeilson Rogério da Silva
CRP: 06/591204

René Schubert
CRP:06/65624